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desafioecologico

“Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, eles vão entender que o dinheiro não se come”. Chefe Índio - Seattle - 1855

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“Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, eles vão entender que o dinheiro não se come”. Chefe Índio - Seattle - 1855

Um pai leva os filhos a visitar o museu da ciência, isto passa-se nos EUA, mas imaginemos que +e em Portugal. Assistem a uma apresentação sobre a floresta tropical. Embrenhados nas cores e nos sons, envolvem-se num filme espectacular com uma profusão do reino dos insectos e das plantas. A imagem é interrompida abruptamente, uma serra motorizada a destruir as árvores, os fogos florestias vistos do espaço , a erosão e a deterioração. O filme inclui uma lição sobre biodiversidade e como a destruição mesmo de uma pequena área da floresta tropical pode ter consequências graves para as espécies que nela habitam. O filme termina. O homem sai da sala com os filhos e interroga-os sobre qual o impacto das imagens que acabaram de ver. Será que foi apenas mais um espectáculo sobre a natureza ou as crianças retiveram o sentido de perda?

Isto é o que devemos fazer para preparar e sensibilizar as crianças para o problema da destruição do planeta. É preciso fazê-las entender que são elas que no futuro cá viverão. Elas e os futuros filhos e poraí fora.

Créditos - inspirado no livro A identidade ecológica de Mitchell Thomashow