Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

desafioecologico

“Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, eles vão entender que o dinheiro não se come”. Chefe Índio - Seattle - 1855

desafioecologico

“Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, eles vão entender que o dinheiro não se come”. Chefe Índio - Seattle - 1855

As leis fundamentais da natureza não foram revogadas - Eugene Odum

De forma simplificada tudo na natureza está ligado. Somos nós que estamos a "cortar" as ligações que nos permitem sobreviver no planeta.

Eis uma história ilustrativa:

As larvas aquáticas de variados insectos representam uma grande parte do alimento dos peixes de água doce. Durante os primeiros períodos do ano, a truta alimenta-se das larvas das borboletas nocturnas. Por outro lado os insectos são a fonte de alimento de numerosas espécies de aves. Toda a natureza se encontra ligada por laços invisíveis.

O homem ao procurar eliminar os insectos provoca o decrescimento do número de trutas, porque lhe retira uma grande parte do seu alimento.

Porque é que nos tempos passados havia um equilíbrio na natureza?

Porque as pessoas estavam habituadas aos mosquitos.

E porque é que agora existe o desequilíbrio?

Agora as pessoas talvez sejam mais sensíveis, ou foram influenciadas pelos fabricantes de produtos químicos. Ora se as pessoas são estúpidas ao ponto de envenenarem o seu meio ambiente é porque de alguma forma não estão a raciocinar e a proceder de forma a respeitar a ecologia.

Por outro lado, se os químicos são cancerígenos, ( e sabemos que o são) porque é que se autoriza a indústria química a produzi-los?

Porque é cómodo eliminar o que nos incomoda, ignorando os danos que provocamos no ambiente. E tal como expresso neste pequeno exemplo, também em todos os sectores da natureza estamos a desregular o planeta.

 

2 comentários

Comentar post